por Gracia Lemos | em 26/07/2013 - 13:17

Sempre recomendamos que empreendedor avalie a abertura de seu negócio. É importante conhecer o segmento de atuação, o mercado, os clientes, a concorrência e os fornecedores. Além disso, há questões importantes que devem ser bem estudadas e analisadas: em primeiro lugar, determine as características da atividade; planeje os produtos e serviços oferecidos; verifique a regulamentação e legislação pertinentes à atividade; e determine o melhor modelo de negócio.  Uma pesquisa de mercado pode ajudar. Atualmente, temos acesso a diversas fontes de informação: jornais, revistas especializadas e internet que devem ser consultados. Deve-se conversar com pessoas que atuam na área e contatar associações,  sindicatos e escolas.
Para conhecer o mercado, recomenda-se conversar com profissionais da área e participar de eventos e feiras do segmento.  Outra dica é a escolha do local do estabelecimento e também sua identidade visual.  Deve-se se levar em conta o público que se pretende atender (A-B-C-D); quem são os clientes e eles estão; os fornecedores; os equipamentos; o capital de giro necessário para se manter o negócio; o investimento inicial; os funcionários. Enfim o ideal é fazer o planejamento adequado de todo o negócio, levando-se em conta todas as variáveis que podem levar o empreendimento a se tornar um investimento bem sucedido. Recomendamos que seja feito um plano de negócio.

Elderci Maria Garcia é consultora da Unidade de Atendimento Setorial, responsável pelo segmento de Beleza do Sebrae-SP. Pós Graduada em Administração Mercadológica pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) – CEAG e em Análise de sistemas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Cursou Engenharia na Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) e Ciências Sociais na USP.